Check-list da comunicação assertiva e efetiva

A comunicação com qualidade é fundamental para toda e qualquer relação. Não importa se o ambiente da fala for corporativo ou residencial ou social, falar de forma que conecte o seu ouvinte trará grandes benefícios para os seus relacionamentos.

E como gerar essa conexão? Desenvolvendo uma COMUNICAÇÃO EFETIVA. Mas para que ela exista, é preciso que você desenvolva uma outra comunicação: a ASSERTIVA.

E você pode perguntar: “Maly, qual a diferença entre elas?”

Eu te respondo: a comunicação ASSERTIVA é que você declara a sua maneira de pensar, de sentir e de agir. Já a comunicação EFETIVA é a que tem a natureza de gerar um efeito real. Ou seja: ela se utiliza de recursos para que o outro se envolva na conversa e ela traga resultados.

Dessa forma podemos dizer que toda comunicação efetiva é assertiva porque você primeiro precisa se abrir, declarar o que pensa/deseja/necessita para que tenha resultado que espera. Mas o inverso não é verdadeiro.

Vamos ao checklist para você treinar bastante e desenvolver a comunicação assertiva e efetiva em mais relacionamentos que você puder? 🙂

CHECKLIST 1 – COMUNICAÇÃO ASSERTIVA:

– Respeite à sua própria opinião;

– Desenvolva a coragem para expor a sua opinião (trabalhe a sua autoestima);

– Acredite que você vale mais do que a imagem que o outro tem sobre você. Expresse-se!;

– Saiba que não existe certo nem errado. Apenas pontos de vista diferentes;

– Jamais se cale por medo de não ser aceito. Você só saberá se tentar;

– Acredite que está tudo bem se o outro não compreender. Novas ideias podem surgir a partir disso;

– Treine se expressar para que você desenvolva autoconfiança;

– Mantenha contato visual com o seu ouvinte;

– Fique na postura de quem está seguro quanto ao que fala: coluna ereta, ombros para trás, peito para frente e olho no olho do ouvinte.

– Evite cruzar os braços. Quando você cruza, você demonstra que está armado, com medo e sem abertura para o novo;

CHECKLIST 2 – COMUNICAÇÃO EFETIVA:

– Saiba antes o que você deseja com a sua fala;

– Prepare um roteiro mental da conversa, mas tenha flexibilidade se ele precisar ser mudado na hora. Você pode organizar esse roteiro assim:

1. Comece elogiando o que pode ser elogiado (na pessoa ou conduta). Não se trata de manipular o outro, mas de desenvolver a sua compaixão e entender que o outro é uma pessoa admirável em algum ponto, mas que você sugere um ajuste na atitude dele;

2. Fale o que você espera dessa conversa;

3. Cite os ganhos que a relação terá com esse resultado desejado;

– Use da comunicação positiva. Ou seja: ao invés de dizer o que não quer que ele faça, diga o que espera que ele faça;

– Fale com quem pode lhe trazer um resultado efetivo. Se você está triste com Joaquim, converse com ele. Falar a Ana, a Paula e a Carlos o que Joaquim fez será apenas uma fofoca que lhe fará gastar a sua energia e tempo e ainda irá gerar no ambiente uma energia desagradável. Pode ser até que antes de falar com Joaquim, você queira desabafar com uma pessoa de confiança ou lhe pedir uma opinião sobre como agir nesse conflito. Isso está ok, desde que você escolha apenas uma pessoa, que a intenção seja essa e não espalhe para mais pessoas;

– Numa conversa para solucionar um conflito, fale do ato que e não da pessoa;

– Permita-se se abrir para novas formas de pensar. Sua verdade pode não ser absoluta;

– Lembre-se que ele não é seu inimigo. Nessa comunicação, vocês são do mesmo time e desejam obter o resultado da boa relação;

– Fale num tom baixo. O seu timbre de voz impacta mais do que o teor da mensagem;

– Busque falar com um leve sorriso no rosto. Ainda que essa comunicação seja pelo telefone. Acredite: ou outro capta o seu carisma;

– Escute o outro sem interrompê-lo e anote os pontos que você quiser comentar na sua vez de falar;⁣

– Escute com a intenção de entender o ponto de vista do outro – empatia;⁣

– Escolha evitar julgamento e críticas;⁣

– Entenda que você não é obrigado(a) a concordar com o outro, mas que é importante você respeitar a forma do outro pensar e sentir;⁣

– Pergunte-se: qual outra forma eu tenho para enxergar o que ele está dizendo? Há outro ponto de vista que eu ainda não me atentei?;⁣

– Se ainda não chegaram a uma conclusão, peça a opinião dele para novas soluções. Pensem juntos novas formas de dar um fim a esse conflito.⁣

A comunicação efetiva é uma ferramenta fundamental em todas as relações. É a prática do respeito a si mesmo e ao outro. Vamos treinar?

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Muitos negócios deixam de ser fechados pela falta dessa comunicação efetiva. Já pensou nisso? Já imaginou o sofrimento das pessoas e dos profissionais por não conseguirem criar uma conexão por falta de uma boa comunicação?

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Maly Motta