Sim! É você quem cuida da sua autoestima. Muitas vezes percebo que as pessoas confundem isso. Percebo que elas acreditam que é o outro quem vai elevar a autoestima delas; que é o outro quem vai dizer o quanto elas são importantes. Não é!
É verdade que gostamos de elogio. É uma necessidade do ser humano se sentir amado. Ok. Mas amado por quem, primeiramente? É AQUI QUE COMEÇA O DESPERTAR DA SUA AUTOESTIMA!
- Antes de você querer que o outro enxergue a sua beleza, FAÇA ISSO POR VOCÊ!
- Antes de você querer que lhe digam o quanto você é importante, FAÇA ISSO POR VOCÊ!
- Antes de você querer que as pessoas queiram estar na sua companhia, FAÇA ISSO POR VOCÊ!
- Antes de você querer as pessoas lhe amem, FAÇA ISSO POR VOCÊ!
Nos ensinaram a cuidar dos outros como forma de sermos amados por eles. Mas não nos ensinaram a cuidar de nós, tampouco aprendemos a desenvolver um bom relacionamento conosco.
Toda vez que VOCÊ DEIXAR DE ALIMENTAR A SUA ALMA, você exigirá que o outro faça isso e não será possível porque ele não tem esse poder. Essa expectativa sua será convertida em emoções desagradáveis, conflitos e mal-estar nos seus relacionamentos. Você se sentirá rejeitada, excluída pelo outro, sem perceber que você mesma se exclui, você mesma deixa de se olhar e de se valorizar.
Para você cuidar da sua autoestima e construir relacionamentos saudáveis, é preciso que você:
- Reconheça as suas qualidades sem medo de assumir o que tem de bom;
- Reconheça os seus pontos a serem melhorados, sem medo de encarar a sua vulnerabilidade;
- Acolha e respeite a sua vulnerabilidade, pois ela é um impulso para a sua evolução. Se quiser ler mais sobre vulnerabilidade, clique aqui;
- Assuma as suas preferências pelo seu cabelo, corpo e estilo de ser, sem se importar em agradar os outros;
- Busque andar com pessoas que lhe inspirem nesse novo jeito de ser;
- Treine gostar de estar na sua companhia. É vivendo a sua solitude que você verá o quanto é uma pessoa importante e agradável;
- Pare de esperar que gostem de você e saiba valorizar quem já gosta de você;
- Olhe mais vezes no dia a sua imagem no espelho. Não gosta dela? É preciso que você transforme a sua imagem para uma que LHE AGRADE – sem necessariamente agradar o outro. Confie no seu gosto e você atrairá quem também goste desse seu novo estilo;
- Seja grata a você mesma através de 1 motivo por dia (baixe agora o seu DIÁRIO DA AUTOGRATIDÃO);
- Faça um elogio 1x ao dia para você (baixe agora o seu DIÁRIO DO AUTOELOGIO);
- Se perdoe por não ter agido da melhor maneira;
- Se respeite e escute a sua voz interior;
- Se incentive a viver um dia melhor;
- Planeje uma ótima diversão para você (sozinha ou acompanhada) 1x na semana;
- Deixe a sua vida (emocional, profissional e financeira) organizada;
- Acolha as suas emoções desagradáveis (raiva, inveja, sentimento de rejeição, ciúme) sem abafá-las. Se puder procurar uma terapeuta/mentora para trabalhá-las, você aproveitará mais o seu tempo e terá resultados mais sólidos. Caso me escolha, será um prazer! Para falar comigo é só clicar no botão do whatsApp que aparece na sua tela.
Quando você começar a se conhecer, a perceber o que lhe faz bem, você saberá traçar os seus objetivos de acordo com os seus valores, sem se preocupar em se encaixar num padrão que a sociedade impõe.
É verdade que terá dias que a nossa autoestima ficará mais para baixo. Está tudo bem também! Não se cobre a estar sempre bem porque isso é impossível. Ainda temos muitas questões para trabalhar e mudar. Temos traumas de infância, nossa criança tem feridas, temos experiências do passado que nos deixaram sequelas emocionais e todos esses registros vêm à tona quando atraímos e vivenciamos situações parecidas.
Tem vezes que a nossa vida parece estar em círculos e não vemos uma solução. É hora de insistirmos numa saída e criarmos uma nova realidade pautada na felicidade, na abundância, na saúde emocional/energética para que nossos relacionamentos também sejam saudáveis.
Você atrai e atrairá pessoas para se relacionar que lhe mostrarão onde você pode se transformar. Elas serão como um espelho a lhe mostrar como você pode fazer a sua autocura. E a princípio trará dor, parecerá desesperador, mas a intenção da vida é outra. É você se libertar desse sofrimento e avançar rumo à sua evolução!
Se você está cansada de sofrer e não sabe como começar, venha fazer um atendimento online comigo. Entre em contato comigo para eu lhe explicar sobre os meus serviços como mentora de relacionamentos e/ou como terapeuta holística, utilizando técnicas que lhe auxiliarão no seu desbloqueio emocional.
Um beijo e muitas bênçãos na sua vida.
Com amor,
Maly Motta